Pensamento I

"[...] os artigos precursores de Le Moigne (1978)* [...] não apenas introduziam o conceito de 'sistema de informação organizacional' como distinto dos 'sistemas informáticos' e consubstancial à organização, mesmo que ela não tivesse qualquer suporte informático, como explicam que, para se entender o papel da informática nas organizações, era indispensável partir desse conceito organizacional e que, pelo contrário, partir da tecnologia ou da 'informática' eram erros graves - que aliás se continuam a cometer alegremente.
[...]
Assiste-se nos últimos anos a uma redescoberta das questões de Arquitectura Empresarial e de SI's e tem-se continuado a falar de 'processos' (embora de forma cada vez mais confusa)a propósito de reengenharia, de qualidade, de audiotoria, etc.
No entanto, e com raras excepções, parece que anda toda a gente a reinventar a roda. Existe, na minha opinião, um esquecimento, quer em Portugal, quer no estrangeiro, do que já foi feito e escrito nestes domínios. Ora tal esquecimento choca-me principalmente por ser um ' esquecimento satisfeito', acompanhado de referências detalhadas ao que de mais recente se publica - e ignorando que, em muitos casos, se está a dizer de novo o que já foi escrito no passado e, noutros casos, a dizer pior coisas que já foram melhor reflectidas."

"

(*) Le Moigne, J.L. (1978), La théorie du système d' information organisationnel', Revue Informatique et Gestion (quatro textos publicados entre Dezembro de 1978 e Março 1979).

in Silva, A.F., "Intervenções no domínio dos SIO em Portugal - Algumas reflexões sobre o passado, o presente e o futuro", cap.14 de "Sistemas de Informação Organizacionais", Amaral et al, Edições Sílabo, 2005 (link: http://www.silabo.pt/livros.asp?tit=sistemas+de+informa%E7%E3o+organi...)

Nota: nos dias que correm, quando é referido os termos 'sistemas de informação', normalmente referem-se a 'sistemas informáticos', ou seja, temos dois conceitos diferentes 'sistemas informáticos' e 'sistemas de informação organizacional' que hoje se confudem (erradamente) em 'sistemas de informação'.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cavitando a minha Cultura.

Celebrando 7 anos de aprendizagens no caminho da sociedade 4.0

Metáfora