Uma vida equilibrada (princípio do 1/3)

Nos últimos anos tenho procurado viver a minha vida de forma equilibrada, desenhando o meu estilo de vida, com opções claras na alimentação, exercício e mobilização fisica, rotinas e hábitos de bem estar, gestão do tempo e crescimento interior e espiritual (de sentido).

Deixei de fumar em 2005 (fumei durante 19 anos), emagreci 30 Kg em 2006 (cheguei a pesar 95 Kg), inclui na minha rotina o exercício fisico (até por questões de saúde uma vez que me foi diagnosticado uma situação na coluna que me impede de ter uma vida sedentária do ponto de vista físico - há males que vem por bem) e tenho feito várias viagens ao meu interior, desenvolvimento o conhecimento de mim, nomeadamente aprendendo a lidar com a ira, com a frustação, por exemplo, tirando proveito das minhas características pessoais, que me definem e aprendendo sobre a minha personalidade. Reservo cerca de 6 horas semanais para leitura.

Nesta caminhada, um princípio tem pautado o desenho do estilo de vida - designo como princípio do 1/3: 1/3 do tempo semanal é dedicado a dormir e a higiene pessoal, 1/3 a construção da sociedade, onde se enquadra a actividade designada por profissional, bem como o voluntariado e 1/3 para vida familiar onde se inclui a vida pessoal.

Uma semana tem 7 dias de 24h ou seja, 168 horas; 1/3 x 168 = 56 horas. Ou seja, 56 horas semanais de repouso e higiene pessoal, 56 horas de actividade social e 56 horas de vida familiar e pessoal. Quero sublinhar que as 56 horas de actividade social, executadas em 5 dias por semana, corresponde 11.2 horas por dia.

Quando me afasto deste equilibrio mensal, a ansiedade cresce, stress aumenta, bem como o cansaço, tenho maior dificuldade em lidar com a frustação. Com a persistência, é meio caminho andado para 'explodir', como habitualmente dizemos.

Colocado desta forma importa reflectir como cada um usa o seu tempo semanal. Deixo algumas perguntas para ajudar na reflexão/ desenho para adoptar uma vida equilibrada:

- 56 horas de actividade social por 5 dias úteis dá 11.2 horas de actividade (e.g. trabalho) por dia; corresponde a média diária sem incluir transportes ?

- como é usado o tempo familiar e pessoal ?

- um fim de semana, descontado o tempo de descanso (48-16=32) gasta 32 horas das 56 do tempo familiar; sobram 24 horas (4.8 horas por dia útil), como são usadas ?

- se num dia útil trabalho 11.2 horas, gasto comigo e com a família 4.8 horas, em que gasto as restantes 8h ?

- quanto tempo gasto em transportes ? a minha residência é perto do local de trabalho ou escola dos filhos (se for o caso) ?

- actividade física regular, por exemplo 3 vezes por semana, consome 6h semanais do tempo de descanso (higiene) e do tempo de vida familiar/ pessoal

- que tempo dedico a mim, fazendo exercício físico, praticando um hobby, meditando, lendo, ... ?

Espero que ajude na transição interior e na adopção de uma vida mais equilibrada.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cavitando a minha Cultura.

Celebrando 7 anos de aprendizagens no caminho da sociedade 4.0

MOVIMENTO manifesto * Janeiro de 2011