Cavitando a minha Cultura.

 O Mundo onde quero viver não existe. E eu estou a criar o Mundo onde quero viver.

A minha Vida, cada dia, cada segundo, é o laboratório, a experimentação desse Mundo onde quero viver. Eu estou a cavitar a minha cultura, o meu estilo de vida.


Cavitar é um termo físico que explica como, a partir do nada, surgem as bolhas de ar nas bebidas com gás. Eu a partir do nada, qual Mago, estou a cavitar a cultura onde quero viver e forma de vida como quero viver. E todos vós são bem vindos a brincar comigo nesta cultura ou a estabelecer conversas comigo, conversas entre culturas, entre cultura que estou a cavitar e a cultura onde cada um de vós habita.


Estes parágrafos, e boa parte dos seguintes, são suportados (power by) pelo Possibility Management (Gestão de Possibilidades).

Nesta cultura experimento com relações, e o que significa ‘relacionar’ para além dos construtos, por exemplo os constructos da Monogamia, Poligamia, familia nuclear.

Como me relacionar com cada um dos meus filhos e filha ? Como ser modelo desta nova cultura para eles ? Como conversar com eles a partir da minha cultura e respeitar a cultura deles, que é emergente ?
Como posso desconstruir as questões de género e poder da cultura patriarcal ? Criar novas possibilidades ? Potenciar os seus dons e potencial ? a sua experimentação e exploração do Mundo, pelas suas lentes e não pelas minhas ?
Tem sido um território de muita exploração e aprendizagem.

Como me relacionar com outra pessoa, de forma sexual, amorosa, criando espaços de Ser e Amor. O que significa este relacionar ? que propósito ? que projecto ? como co-cria-lo a cada segundo, a cada dia ? Quem és Tu, hoje ?
É outro dos espaços onde me sinto a crescer, a aprender e que me excita (turn on).

Como me relacionar em equipa para evoluir, para transformar, para empoderar ? Para co-criar Gaia Gameworlds, projetos que cuidam da Vida na Terra. Relacionar que é circular, entre pares, co-criado, não hierárquico, auto-organizado, democratico, participativo, colaborativo, sem centro, onde cada pessoa é completa.
A minha exploração nos últimos 30 anos é testemunhada por várias pessoas e projectos. É um dos campos de profunda exploração e perplexidade.

Como e onde morar ? Como habitar o planeta e o território ?
É uma questão que tem ganho muita relevância ao longo dos últimos anos. Fiz várias tentativas que não resultaram. Uma quinta tentativa emerge, na Bela Flor em Campolide, Lisboa. Faço parte da Associação Boa Vila que está a começar a sonhar um ecobairro.


Todos estes temas estão ativos na minha vida no presente. Em todos eles me encontro co-criador e explorador dos limites da cultura atual e a cavitar a minha própria cultura.
Esta aventura de co-criar uma cultura responsável e regenerativa para mim (que alguns chamam sociedade 4.0, arquiarquia ou jogo-b, entre outros) tem sido suportada por várias metodologias e teorias que me ajudam a desenhar experiências e caminhar em partilha e colaboração com outros. Abaixo vou explicitar cada uma delas e as suas contribuições. São para mim referências, mapas, que me permitem navegar nos novos territórios.

Decrescimento (www.decrescimento.pt)
Temos 1 planeta, que é a Casa. Como podemos gastar mais do que 1 planeta ?
Ajustar o estilo de vida para uma vida que cuida da Vida e o bem estar do Planeta. Não acumular. Modelo de desenvolvimento regenerativo,

Nesta área estou a experimentar em particular com a propriedade. Não tenho carro há 6 meses e partilho carro com outras pessoas, a pé e transportes colectivos. A minha casa é alugada permitindo a mobilidade e cultivar a vida local de proximidade em função de cada momento. Pago as contas com o resultado da minha ação no Mundo, em cada mês. 


Permacultura (entrevista com o Mauricio https://youtu.be/0lBtAvBT19Q)
Sistema de design para jardins comestíveis - produção de alimentos. Ética da vida e do respeita pelos ciclos naturais. Neste ponto incluo os temas da produção biológica, agroflorestas, agricultura sintrópica, biodinâmica, agroecologia em geral.


É uma área em que quero aprofundar no futuro. Por agora faço compostagem e voluntariado em alguns projectos. Interessa-me a ligação com o Possibility Management.

Macrobiotica (https://institutomacrobiotico.com/)
Sistema de bem-estar e desenvolvimento humano integral que inclui a alimentação. Uma das suas crenças é que a alimentação cura. Apresenta princípios de alimentação ligados ao local onde vivemos, ao momento do ano, e a quem somos. É o sistema moderno que conjuga conhecimento científico com sistemas milenares como a medicina chinesa.

Sigo uma alimentação biológica, 100% vegetal que segue os princípios da macrobiótica. Interessa-me a ligação com o Possibility Management.

Possibility Management (entrevista com a Joana https://youtu.be/tI-O5fTtmn4)
Sistemas de desenvolvimento humano, de iniciação moderna à vida adulta. Investiga o que é um adulto iniciado no tempo moderno e que serve Gaia ? É o mais completo e integral sistema de desenvolvimento humano que conheço, profundamente enraizado na psicologia humanista, transpessoal, positiva (psicologia integral), cultivando a psicologia das possibilidades. Envolve tecnologia social de organização, como o Torus Technology (‘sociocracy 4.0’ - ponde com Art-of-Hosting) e desenvolvimento de Gaia Gameworlds (‘empreendedorismo 4.0’ - ponte com Desenvolvimento Regenerativo).


Sou um gestor de possibilidades e sigo este caminho a 7 anos.

ISTA (sexualidade - https://ista.life/)
Sistema integral de desenvolvimento da sexualidade humana. Completa o universo coberto pelo Possibility Management e agrega várias escolas e tendências nesta área, desde escolas milenares como a Zen, até a científica moderna, incluindo a investigação liderada por Tamera.


Iniciei esta exploração há cerca de 1,5 anos. Interessa-me a ligação com o Possibility Management.


Pedagogia Aberta (https://oplschool.com/)

Teoria de aprendizagem baseada na pessoa e nos seus interesses. Focada no individuo, Faz-se em equipa, comunidade. Proposta pelo José Pacheco e equipa. Estou a chegar. Interessa-me a ligação ao Possibility Management, Teoria U, Art-of-Hosting, Dragon Dreaming e Organizações integrais.

Teoria U (entrevista com Maria Daniel https://youtu.be/85A8hS7wY-8)
Teoria de inovação e transformação social construtivista, investigação-acção, investigação.design com metodologia de intervenção nos sistemas como todos-parte. Participativa, colaborativa, dialógica, relacional.  A direção é a da sociedade 4.0, baseada em consciência, em equipa, regenerativa


Sou praticante há mais de 10 anos e dos dinamizadores em Portugal. Interessa-me a ligação com o Possibility Management e o Desenvolvimento Regenerativo, Dragon Dreaming - a ligação com Art-of-Hosting é natural e de base.


Art-of-Hosting (https://artofhosting.org/)
Sistema de participação, colaboração para o pensar e agir em conjunto. Agregar vários métodos de intervenção como o Council (dialogo), OST, WC, IA, Forum, numa teoria consistente de activação de gurpos/ equipas/ sistemas para promover a inteligência colectiva e o agenciamento colectivo.


Sou praticante há mais de 10 anos e um dos dinamizadores em Portugal.


Desenvolvimento Regenerativo (entrevista com Nuno https://youtu.be/fnmSDSuBBDo)
Sistema de design que promove um desenvolvimento de pensamento em sustentabilidade regenerativo, de sistemas vivos, baseado no potencial e essência de cada local, de cada território, criando e honrando o legado (em 5 capitais).

Sou praticante há mais de 2 anos. Interessa-me a ligação com o Possibility Management, Art-of-Hosting, Dragon Dreaming e organizações integrais.

Dragon Dreaming (entrevista com Vrgilio https://youtu.be/pZqod2vv_hM)
Sistema de desenvolvimento de gameworlds/ projectos em equipa, colectivos.

Sou praticante há cerca de 10 anos. Interessa-me a ligação com Possibility Management, Teoria U, Art-of-Hosting e Desenvolvimento Regenerativo.


Organizações Integrais (teal - https://www.reinventingorganizations.com/)

Sistema e teoria de organização e desenho organizacional baseada na teoria integral. Caracteriza a emergência nesta área e investiga o fenômeno da organização humana para agenciamento colectivo.

Sou praticante desde o início e um dos dinamizadores em Portugal. A Safira era uma learning organization (modernista com alguns apontamento pós-modernista). A darwin pós modernista com alguns apontamentos integrais. O João Sem Medo foi a primeira exploração nos territórios pós-pós-modernistas, integrais.

Teoria Integral (https://integrallife.com/what-is-integral-approach/)
Meta-teoria. Quando penso em educação, quais os paradigmas existentes ? Qual o conhecimento que o Ser Humano já produziu sobre Educação ao longo da sua história na terra ? O que aprendo com cada um desses modelos ? Essa é a essência da Educação Integral. Ou da psicologia Integral. Ou da Alimentação integral.

Sou praticante há mais de 15 anos. Ajuda-me a ver o Mundo pelas lentes de muitas pessoas, culturas, perspectivas, a manter a humildade e a procurar a ‘verdade’ que cada ponto de vista tem.


Esta exploração, que tem acontecido ao longo de 30 anos, faz-me estar sozinho muitas vezes, no lugar fronteira, de pioneiro - não somos muitos nas fronteiras. E sem exploradores não avançamos, não criamos novo conhecimento. Envolve recursos, tempo, experimentação, dedicação. Aprendizagem.

Quero partilhar as minhas descobertas e aprendizagens com o Mundo. Criar impacto e abundância para mim, para ti, para outros. Peço-te ajuda em identificar oportunidades de aplicação deste valor não material.

Partilhas comigo o que ficou vivo em ti com a leitura deste texto ?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Celebrando 7 anos de aprendizagens no caminho da sociedade 4.0

MOVIMENTO manifesto * Janeiro de 2011