Aprendizagens da condição COVID19 II: escola e aprendizagem
É curioso observar que antes da situação COVID19, o Movimento de Educação Livre ou a Rede de Educação Viva eram periféricos ao sistema. Defendiam formas de fazer que eram completamente diferentes do seguidos pelo sistema. De repende, de um dia para o outro, o que era periferia tornou-se mainstream e o que esta no centro passou para a periferia: fomos todos para homeschooling. E tem estado a funcionar, uns melhores, outros piores, mas no geral, esta a funcionar. Há muito para aprender nos próximos anos, a medida que formos estudando o que se passou aqui, mas vimos todos que é possível modelos completamente diferente a aprendizagem e a educação. Fico curioso para saber como o modelo da Filândia funcionou neste contexto ? assim como as escolas da revolução em Barcelona ? ou das escolas no Brasil que seguiam o modelo âncora do José Pacheco ?
Os meus filhos seguem uma escola, que esta no eixo mais conservador (eixo que de um lado/metade tem os modelos de sala de aula e do outro/ metade tem os modelos que deixaram de ter sala de aula), i.e. tem sala de aula e que tem uma forte componente tecnológica. O que vos posso dizer é que os meus filhos fizeram uma transição suave do antes para o pós COVID19.
Como vejo a escola do futuro ? Uma escola que preparar as crianças para o futuro que se segue ?
Vou usar o mapa dos 7 corpos para ajudar a navegar (grato Vasco Gaspar):
- Corpo Terra: somos parte de Gaia, criados e participantes na ecologia do Planeta (enacting); existimos em relação com a Vida e tudo o que forma o Planeta
- Corpo Social: somos sociais, da concepção a morte existimos em relação com outros seres; estabelecemos relações, criamos cultura, existimos em relação conosco e com os outros
- Corpo físico: corpo que nos permite mexer, fazer, sentir, que alimentamos; o nosso tempo; é com ele que fazemos sentido da Vida. Onde residem as nossas sensações.
- Corpo emocional: as nossas emoções, o nosso sentir, os sinais que nos permitem navegar no mundo, alerta, deixar ir, agir, celebrar. Como começamos a conhecer. Não tem linguagem.
- Corpo intelectual: capacidade de entender, conhecer, perceber, descodificar, construir. É a sede da nossa linguagem.
- Corpo energético: a nossa matriz energética, a nossa assinatura no Mundo, o que liga todos os corpos, onde se manifesta.
- Corpo espiritual: Uno; Origem e Destino. Sentido.
Camada 1: Ligação a natureza e espiritual. Criatividade do espirito.
Aqui podemos aprender muito com as escolas Waldorf. Esta deveria ser a primeira prioridade, fazer com as crianças se ligassem a condição de fazerem parte da Vida no Planeta Terra e da sua condição humana, criadores, artistas na natureza. Eu sou natureza. Eu sou criador.
No contexto da espiritualidade, importa sublinhar a importância da ligação a terra do modelo Waldorf, mas transceder o misticismo cristão para incluir as outras tradições, numa lógica de cada um ter a sua experiência, viver a sua experiência do sagrado ou do espírito em respeito com as suas tradições culturais - abordagem ecoménica.
Importa sublinhar aqui a alimentação, que se quer biológica e de base local: walk the talk, ensinar pela experiência, pela vivência. O alimento é plantado na escola, em parte pela comunidade escolar.
Poderiamos falar das inteligências natural, espiritual, valores, moral e cognitiva, corpo, musica, estética.
Nesta camada 'activamos' todos os corpos e aprendemos a lidar com todos. Desenvolvemos o nosso corpo Terra (como fazem os povos indígenas). Estabelecemos uma relação com interiores e exteriores com a Terra. Desenvolvemos o nosso corpo físico e activamos os nossos corpos emocionais e intelectual- Forte ligação ao corpo energético e espiritual. Corpo Terra e corpo físico andam em conjunto.
Camada 2: Ligação a mim. Ligação ao outro. Viver as minhas emoções em inter-relação.
Segue-se o modelo pos-modernista, baseado em valores e sem sala de aula que o José Pacheco representa bem e que deu origem a Ponte em Portugal e a âncora no Brasil. Profundo respeito pela individualidade da criança, pelo seu ritmo de aprendizagem. O professor aqui é um facilitador, suporta o processo de aprendizagem da criança, seguindo os seus interesses. Cada situação é uma situação de aprendizagem, de criação de relação, de viver as suas emoções, de as dos outros.
Os modelos dialógicos e participativos tem aqui uma palavra a dizer. As crianças aprenderem o circulo e a governarem a escola em modelos sociocraticos.
Poderiamos falar das inteligências emocionais, valores, moral, cognitiva.
Desenvolvemos o corpo social, a par do desenvolvimento do corpo emocional e dos restantes corpos. Corpo social e corpo emocional andam em conjunto.
Camada 3: A informação, o conhecimento e o Saber.
Segue-se a componente que sabemos fazer melhor, aquela que nos trás a linguagem, a matemática, os conteúdos da física, da química, da biologia, das linguas, da matemática, do mundo que nos rodeia, em profunda ligação com a natureza, comigo, com os outros.
O método científico, o valor da experiência da experimentação, aprender fazendo e o valor do erro.
Poderiamos falar das inteligências cognitiva, logico-matemática, linguistica.
O foco passa para o desenvolvimento do corpo intelectual, construíndo sobre todos os outros o entendimento, o conhecer, o perceber para modelar e construir.
Camada 4: A tecnologia.
o Park-IS tem feito um bom trabalho aqui. A tecnologia esta ao serviço de cada educador, sendo uma forma de aceder a conteúdos, As crianças usam tecnologia como usam bibliotecas e livros, como saem a rua para entrevistar, observar, inquirir.
Energia (atomos) e informação (bits) co-evolvem; desenvolvemos a nossa capacidade de abstrair (ciências do abstracto), a modelar e começamos a participar na ecologia da informação e do conhecimento.
As camadas mantém-se ao logo da vida, começamos com a 1 e vamos acrescentando, qual desenvolvimento biológico, umas vezes com mais intensidade numa ou noutra, mas sempre a desenvolver-se em todas. O desenvolvimento faz-se nos 7 corpos, nas várias linhas de desenvolvimento (cognitiva, corpo, emocional, natural, espiritual, valores, moral, necessidades, musica, estética, logico-matematica, linguistica, entre outras).
Em Portugal conheço uma tentativa de juntar as primeiras 3 camadas na escola Os Aprendizes. A Ponte trabalhou a segunda e a terceira. O Park-IS as duas últimas, 3 e 4. O AE do Freixo as últimas 3. As Waldorf tipicamente trabalham a primeira e a terceira, e as vezes as primeiras três. Não conheço nenhuma que trabalhem as 4. Isto é que inclua e transcenda as 4, use o melhor de cada uma e saiba evitar o que não é bom em cada uma delas.
No Mundo as experiências do Schumacher College e da Team Academy são exemplos inspiradores, para adultos; o modelo Finlandês e da America do Sul (com o José Pacheco e outros), bem como a reforma em Barcelona que os jesuitas estam a liderar são sinais de inspiração e de esperança.
Uma escola desta natureza, permitia preparar as crianças para os vários cenários de Tipo I e Tipo II. (ver Aprendizagens da condição COVID19: infra-estruturas (redes)). A Camada 1 é crítica para o Tipo II, a camada 2 e 3 para os dois tipos. A camada 4 no tipo I como a COVID19 ilustra; no tipo II depende das infra-estruturas que foram comprometidas e do âmbito - poderá desempenhar um papel importante no recuperar ou re-imaginar.
Os meus filhos seguem uma escola, que esta no eixo mais conservador (eixo que de um lado/metade tem os modelos de sala de aula e do outro/ metade tem os modelos que deixaram de ter sala de aula), i.e. tem sala de aula e que tem uma forte componente tecnológica. O que vos posso dizer é que os meus filhos fizeram uma transição suave do antes para o pós COVID19.
Como vejo a escola do futuro ? Uma escola que preparar as crianças para o futuro que se segue ?
Vou usar o mapa dos 7 corpos para ajudar a navegar (grato Vasco Gaspar):
- Corpo Terra: somos parte de Gaia, criados e participantes na ecologia do Planeta (enacting); existimos em relação com a Vida e tudo o que forma o Planeta
- Corpo Social: somos sociais, da concepção a morte existimos em relação com outros seres; estabelecemos relações, criamos cultura, existimos em relação conosco e com os outros
- Corpo físico: corpo que nos permite mexer, fazer, sentir, que alimentamos; o nosso tempo; é com ele que fazemos sentido da Vida. Onde residem as nossas sensações.
- Corpo emocional: as nossas emoções, o nosso sentir, os sinais que nos permitem navegar no mundo, alerta, deixar ir, agir, celebrar. Como começamos a conhecer. Não tem linguagem.
- Corpo intelectual: capacidade de entender, conhecer, perceber, descodificar, construir. É a sede da nossa linguagem.
- Corpo energético: a nossa matriz energética, a nossa assinatura no Mundo, o que liga todos os corpos, onde se manifesta.
- Corpo espiritual: Uno; Origem e Destino. Sentido.
Camada 1: Ligação a natureza e espiritual. Criatividade do espirito.
Aqui podemos aprender muito com as escolas Waldorf. Esta deveria ser a primeira prioridade, fazer com as crianças se ligassem a condição de fazerem parte da Vida no Planeta Terra e da sua condição humana, criadores, artistas na natureza. Eu sou natureza. Eu sou criador.
No contexto da espiritualidade, importa sublinhar a importância da ligação a terra do modelo Waldorf, mas transceder o misticismo cristão para incluir as outras tradições, numa lógica de cada um ter a sua experiência, viver a sua experiência do sagrado ou do espírito em respeito com as suas tradições culturais - abordagem ecoménica.
Importa sublinhar aqui a alimentação, que se quer biológica e de base local: walk the talk, ensinar pela experiência, pela vivência. O alimento é plantado na escola, em parte pela comunidade escolar.
Poderiamos falar das inteligências natural, espiritual, valores, moral e cognitiva, corpo, musica, estética.
Nesta camada 'activamos' todos os corpos e aprendemos a lidar com todos. Desenvolvemos o nosso corpo Terra (como fazem os povos indígenas). Estabelecemos uma relação com interiores e exteriores com a Terra. Desenvolvemos o nosso corpo físico e activamos os nossos corpos emocionais e intelectual- Forte ligação ao corpo energético e espiritual. Corpo Terra e corpo físico andam em conjunto.
Camada 2: Ligação a mim. Ligação ao outro. Viver as minhas emoções em inter-relação.
Segue-se o modelo pos-modernista, baseado em valores e sem sala de aula que o José Pacheco representa bem e que deu origem a Ponte em Portugal e a âncora no Brasil. Profundo respeito pela individualidade da criança, pelo seu ritmo de aprendizagem. O professor aqui é um facilitador, suporta o processo de aprendizagem da criança, seguindo os seus interesses. Cada situação é uma situação de aprendizagem, de criação de relação, de viver as suas emoções, de as dos outros.
Os modelos dialógicos e participativos tem aqui uma palavra a dizer. As crianças aprenderem o circulo e a governarem a escola em modelos sociocraticos.
Poderiamos falar das inteligências emocionais, valores, moral, cognitiva.
Desenvolvemos o corpo social, a par do desenvolvimento do corpo emocional e dos restantes corpos. Corpo social e corpo emocional andam em conjunto.
Camada 3: A informação, o conhecimento e o Saber.
Segue-se a componente que sabemos fazer melhor, aquela que nos trás a linguagem, a matemática, os conteúdos da física, da química, da biologia, das linguas, da matemática, do mundo que nos rodeia, em profunda ligação com a natureza, comigo, com os outros.
O método científico, o valor da experiência da experimentação, aprender fazendo e o valor do erro.
Poderiamos falar das inteligências cognitiva, logico-matemática, linguistica.
O foco passa para o desenvolvimento do corpo intelectual, construíndo sobre todos os outros o entendimento, o conhecer, o perceber para modelar e construir.
Camada 4: A tecnologia.
o Park-IS tem feito um bom trabalho aqui. A tecnologia esta ao serviço de cada educador, sendo uma forma de aceder a conteúdos, As crianças usam tecnologia como usam bibliotecas e livros, como saem a rua para entrevistar, observar, inquirir.
Energia (atomos) e informação (bits) co-evolvem; desenvolvemos a nossa capacidade de abstrair (ciências do abstracto), a modelar e começamos a participar na ecologia da informação e do conhecimento.
As camadas mantém-se ao logo da vida, começamos com a 1 e vamos acrescentando, qual desenvolvimento biológico, umas vezes com mais intensidade numa ou noutra, mas sempre a desenvolver-se em todas. O desenvolvimento faz-se nos 7 corpos, nas várias linhas de desenvolvimento (cognitiva, corpo, emocional, natural, espiritual, valores, moral, necessidades, musica, estética, logico-matematica, linguistica, entre outras).
Em Portugal conheço uma tentativa de juntar as primeiras 3 camadas na escola Os Aprendizes. A Ponte trabalhou a segunda e a terceira. O Park-IS as duas últimas, 3 e 4. O AE do Freixo as últimas 3. As Waldorf tipicamente trabalham a primeira e a terceira, e as vezes as primeiras três. Não conheço nenhuma que trabalhem as 4. Isto é que inclua e transcenda as 4, use o melhor de cada uma e saiba evitar o que não é bom em cada uma delas.
No Mundo as experiências do Schumacher College e da Team Academy são exemplos inspiradores, para adultos; o modelo Finlandês e da America do Sul (com o José Pacheco e outros), bem como a reforma em Barcelona que os jesuitas estam a liderar são sinais de inspiração e de esperança.
Uma escola desta natureza, permitia preparar as crianças para os vários cenários de Tipo I e Tipo II. (ver Aprendizagens da condição COVID19: infra-estruturas (redes)). A Camada 1 é crítica para o Tipo II, a camada 2 e 3 para os dois tipos. A camada 4 no tipo I como a COVID19 ilustra; no tipo II depende das infra-estruturas que foram comprometidas e do âmbito - poderá desempenhar um papel importante no recuperar ou re-imaginar.
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