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Nova abordagem ao problema dos acidentes nas estradas portuguesas

Vinha a ouvir na Europa o radio blog sobre os portugueses ao volante e perguntei-me: "Como podemos 'atacar' este problema ?"

Ocorreu-me uma resposta que passa pela combinação de duas perspectivas: cognitive surplus do clay shirky e design thinking do tim brown."

Comentários

eap disse…
e qual é a resposta a que chegaste? este tema interessa-me. estou envolvido num projecto de edição de livro sobre segurança rodoviária...
Marco de Abreu disse…
é esse o ponto: usando uma abordagem de design science não se tem um resultado enquanto não se fizer a abordagem; a ideia é fazer a abaordagem, e neste caso, utilizando a 'inteligência colectiva' (e.g. modelo que foi usado para gerar a wikipedia). Ou seja, a minha sugestão é fazer um projecto de design science em que um dos requisitos de desenho é usar a 'inteligência colectiva'.

as abordagens de design science diferem das tradicionais na medida em que se assume que na base de conhecimento não há o conhecimento necessário paar desenhar a intervenção. Este será um dos resultados que será obtido.

diz-me como posso ajudar ?

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- Meditação (aprox. 1h)
- Journaling
- Dormir pelos menos 7 horas
- Beber 1 a 2 litros de água (procurando que seja o mais próximo possível de água de nascente)
- Alimentação consciente: vegan; 30% de crus; tentativamente biológica, local, de comércio justo; sem uso de açucar adicionado, alcool, café, sal refinado; com uso consciente de glutén, soja, sal e cereais integrais
- Jejum de 14 horas
- Andar o máximo que puder
- Leitura de 1 hora (ou visionamento de documentários e/ou filmes ou visita a exposições/ museus)
- Estar diariamente com os meus filhos e companheira
- Procurar um equilíbrio entre eu e a companheira no dia a dia da família (e.g. logistica, filhos)
- realizar tarefas comuns de forma mindfulness (e.g. arrumar a cozinha, conduzir, brincar com os miudos)

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O 'Manto' é formado por todos aqueles que já estiveram no núcleo executivo e que já não estão, por terem deixado de ser clientes ou utilizadores, parceiros ou fornecedores ou porque se reformaram ou foram executar funções para outras organizações. Vamos chamar a este o 'anel do conhecimento'. É também um anel de nome…