Foi há 100 anos...

Há coisa de uma semana fez 100 anos que o nosso Rei Dom Carlos foi assassinado no Terreiro do Passo.
Tenho para comigo que está é a 2ª data simbólica da nossa crise de identidade (a 1ª foi a saída da corte para o Brasil - há 200 anos - ver http://coisas-do-marco.blogspot.com/2007/12/tudo-comeou-h-200-anos.html).

Esta data voltar a marcar um período de destruição da inteligência nacional criada durante a 2ª metade do século anterior (depois de termos passado a 1ª metade a distruir). Républica, Estado Novo, Guerra do Ultramar, Emigração, 25 de Abril, Nacionalizações e Reforma Agrária, ... Para contrabalançar a 2ª vaga da industrialização do país, os retornados, os imigrantes, a União Europeia, ...

É a nossa história, para o bem e para o mal... e eu sinto-me muito bem como Português e muito bem com a minha história... mas tenho o dever de a conhecer e a interpretar para o futuro!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cavitando a minha Cultura.

Celebrando 7 anos de aprendizagens no caminho da sociedade 4.0

Metáfora