Avançar para o conteúdo principal

Perfil

Nascido em Maio de 1971.
Funchal. Madeira. Portugal. Europa. Terra...
1 Irmão. Família grande (tios e primos).
Casado. 1 Filho.

Humanista. Republicano. Social Democrata. Liberal. Laico.

Marítimo (www.csmaritimo.pt). Porto (www.fcporto.pt)

Funchal
1977/1978 - 1980/1981: Extrenato Nobrega - 1º, 2º, 3º e 4º anos
1981/1982 - 1982/1983: Escola Preparatória Bartolomeu Perestrelo - 5º e 6º anos - Inglês/ Francês (www01.madeira-edu.pt/estabensino/ebbp/)
1983/1984 - 1985/1986: Escola Secundária Dr. Angelo Augusto da Silva - 7º, 8º e 9º anos - Inglês/ Francês (www.esaas.com)

Setúbal
1986/1987 - 1987/1988: Escola Secundária da Bela Vista - 10º e 11º - Infomática (www.esec-n1-bela-vista.rcts.pt)
1988/1989 - 1988/1989: Escola Secundária Nº 1 - 12º - Física, Matemática e Geometria Descritiva

Lisboa
1989/1990 - 1993/1994: Instituto Superior Técnico - Licenciatura - Engenharia Informática - Informática Industrial (www.ist.utl.pt)
1994/1995 - 1995/1996: Instituto Superior Técnico - Mestrado - Engenharia Informática - Sistemas Distribuídos (www.ist.utl.pt)
2006/2007 - 2010/2011: Instituto Superior Técnico - Doutoramento - Engenharia Informática - Engenharia Organizational (www.ist.utl.pt)

Membro da Ordem dos Engenheiros, Colégio de Engenharia Informática (www.ordemengenheiros.pt)

Direcção da Associação de Estudantes da Escola Secundária da Bela Vista (1987/1988)
Delegado de Curso LEIC/IST (1989/1994)
Direcção da Associação de Pós-Graduação do Instituto Superior Técnico (1995/1996)
Membro da Associação de Jovens Empresários, ANJE (desde 1999)

Fundador e accionista (30%) do Grupo Safira (www.safira.pt)
Fundador, sócio (100%) e gestor da darwin (www.darwin.pt)

Literatura. Cinema. Teatro. Ópera. Viajar. Convívio/ Tertúlia. Comer. Dormir.

Linkedin: www.linkedin.com
Plaxo: www.plaxo.com

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As minhas práticas

Várias pessoas a minha volta tem-me perguntado sobre as minhas práticas, diárias, semanais, mensais, para me manter integro, inteiro, autêntico. Aqui resumo as que tenho praticado:

Diárias (ou praticamente)
- Meditação (aprox. 1h)
- Journaling
- Dormir pelos menos 7 horas
- Beber 1 a 2 litros de água (procurando que seja o mais próximo possível de água de nascente)
- Alimentação consciente: vegan; 30% de crus; tentativamente biológica, local, de comércio justo; sem uso de açucar adicionado, alcool, café, sal refinado; com uso consciente de glutén, soja, sal e cereais integrais
- Jejum de 14 horas
- Andar o máximo que puder
- Leitura de 1 hora (ou visionamento de documentários e/ou filmes ou visita a exposições/ museus)
- Estar diariamente com os meus filhos e companheira
- Procurar um equilíbrio entre eu e a companheira no dia a dia da família (e.g. logistica, filhos)
- realizar tarefas comuns de forma mindfulness (e.g. arrumar a cozinha, conduzir, brincar com os miudos)

Semanais
- P…

Aprendizagens da condição COVID19 II: escola e aprendizagem

É curioso observar que antes da situação COVID19, o Movimento de Educação Livre ou a Rede de Educação Viva eram periféricos ao sistema. Defendiam formas de fazer que eram completamente diferentes do seguidos pelo sistema. De repende, de um dia para o outro, o que era periferia tornou-se mainstream e o que esta no centro passou para a periferia: fomos todos para homeschooling. E tem estado a funcionar, uns melhores, outros piores, mas no geral, esta a funcionar. Há muito para aprender nos próximos anos, a medida que formos estudando o que se passou aqui, mas vimos todos que é possível modelos completamente diferente a aprendizagem e a educação. Fico curioso para saber como o modelo da Filândia funcionou neste contexto ? assim como as escolas da revolução em Barcelona ? ou das escolas no Brasil que seguiam o modelo âncora do José Pacheco ?

Os meus filhos seguem uma escola, que esta no eixo mais conservador (eixo que de um lado/metade tem os modelos de sala de aula e do outro/ metade te…

MOVIMENTO manifesto * Janeiro de 2011

Recomendo vivamente a leitura deste manifesto.
MOVIMENTO manifesto * Janeiro de 2011


....
Manifesto ‘Movimento’
1º Draft por Marco de Abreu * Janeiro de 2011

Para todo o lado que ‘olhamos’ - um olhar com todos os sentidos - vemos, melhor dizendo, sentimos que ‘algo tem de ser feito’. Há uma sensação no ar que ‘não estamos bem’, que vamos ter que ‘fazer qualquer coisa’, que a ‘coisa mudou’. Pela ‘coisa’ podemos estar a falar da nossa empresa (cada um que escolha a sua), comunidade (e.g. aldeia, cidade), país (e.g. Portugal), espaço económico (e.g. Comunidade Europeia), planeta (e.g. Terra). Os sintomas são mais que muitos, parece que não há dinheiro que chegue, recursos naturais que cheguem, há crises do clima, financeiras, agrícolas, florestais, políticas, há catastrofes naturais, ...

Uns pressagiam revoluções, outros anseiam por um salvador, muitos baixam a cabeça, muitos arregaçam as mangas e ‘fazem algo’, muitos olham a volta e procuram pistas, sinais, procuram descodificar o que s…