2 organizações * 2 livros * qual será o próximo ?

Nos finais de 1996 nasceu a Safira com uma ideia (explorar o potencial da web nas organizações) e um convite ao Pedro.  Estava a acabar o meu mestrado em sistemas distribuídos. Seguiu-se a 1ª apresentação, a 1ª proposta, o 1º cliente (Beltrão Coelho, Lda.), o primeiro projecto (site web). Foi formalizada em Abril de 1997 com dois sócios, Marco e Pedro. Foi o início de um processo de aprendizagem. 

Em 2007 revivi este processo todo, quando li o livro do Peter Senge, "The Fifth Discipline", 1990, onde ele apresentava as 'learning organizations'. Era isto mesmo! Nós fomos uma 'learning organization', com todas as suas disciplinas.  Um desenho laranja, que criou as condições para a evolução para o verde (modelo Spiral Dynamics).

Nos finais de 2005 nasceu a darwin com uma ideia (explorar o potencial da informação nas organizações). Foi uma oitava acima, para usar a expressão de um amigo, em relação à Safira, quer no shift da tecnologia para a informação, quer no nível de consciência, dado que o ponto de partida da organização darwin foi uma 'learning organization'. Iniciei o meu doutoramento em 'engenharia e desenho organizational' e a darwin, o meu laboratório, em particular a partir de 2007.

Em 2013 revivi este processo todo, quando li o livro da Margaret Wheatley "Leadership and the new science: discovering order in a chaotic world", 2006, onde ela apresentava as 'self organized organizations' [conceito meu], descodificando a importância da informação para a organizar a acção humana e evidenciando o paradoxo de que mais liberdade individual equivale a mais ordem organizacional, sem perca da criatividade, da capacidade de mudar. Foi isto mesmo que experimentamos na darwin! Nós fomos uma 'self organized organization'. Um desenho verde, que criou as condições para a evolução para o amarelo (modelo Spiral Dynamics).

Nos finais de 2011 nasceu o João Sem Medo Center. Nova oitava acima. O foco muda da informação para as pessoas - descodificar como as pessoas podem usar a informação para co-criar self organized organizations. Somos uma 'Empty Centered Organization'.  Veremos qual será o livro que introduzirá o que estou empenhado em desenhar neste momento... Um desenho amarelo. Espero que crie as condições para a evolução para o turquesa (modelo Spiral Dynamics).


Comentários

Amelia disse…
Pode ser que o próximo livro seja escrito por ti! ;)

Boas aventuras e obrigada pela partilha!!

Salomé :)

PS.: Porque é que só as pessoas com uma conta no Google podem comentar? Seria simpático ter outras opções...

Mensagens populares deste blogue

Cavitando a minha Cultura.

Celebrando 7 anos de aprendizagens no caminho da sociedade 4.0

Metáfora