Avançar para o conteúdo principal

Pensamento XVI

"Some basic systems thinking indicates that if we adopt a limited view of organization then the conceptualization of the manager's role will inevitably also be rather threadbare."

in Peter Checkland, Soft Systems Methodology: A Thirty Year Retrospective, pag. S47, John Wiley & Sons, 2000

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Aprendizagens da condição COVID19 II: escola e aprendizagem

É curioso observar que antes da situação COVID19, o Movimento de Educação Livre ou a Rede de Educação Viva eram periféricos ao sistema. Defendiam formas de fazer que eram completamente diferentes do seguidos pelo sistema. De repende, de um dia para o outro, o que era periferia tornou-se mainstream e o que esta no centro passou para a periferia: fomos todos para homeschooling. E tem estado a funcionar, uns melhores, outros piores, mas no geral, esta a funcionar. Há muito para aprender nos próximos anos, a medida que formos estudando o que se passou aqui, mas vimos todos que é possível modelos completamente diferente a aprendizagem e a educação. Fico curioso para saber como o modelo da Filândia funcionou neste contexto ? assim como as escolas da revolução em Barcelona ? ou das escolas no Brasil que seguiam o modelo âncora do José Pacheco ?

Os meus filhos seguem uma escola, que esta no eixo mais conservador (eixo que de um lado/metade tem os modelos de sala de aula e do outro/ metade te…

As minhas práticas

Várias pessoas a minha volta tem-me perguntado sobre as minhas práticas, diárias, semanais, mensais, para me manter integro, inteiro, autêntico. Aqui resumo as que tenho praticado:

Diárias (ou praticamente)
- Meditação (aprox. 1h)
- Journaling
- Dormir pelos menos 7 horas
- Beber 1 a 2 litros de água (procurando que seja o mais próximo possível de água de nascente)
- Alimentação consciente: vegan; 30% de crus; tentativamente biológica, local, de comércio justo; sem uso de açucar adicionado, alcool, café, sal refinado; com uso consciente de glutén, soja, sal e cereais integrais
- Jejum de 14 horas
- Andar o máximo que puder
- Leitura de 1 hora (ou visionamento de documentários e/ou filmes ou visita a exposições/ museus)
- Estar diariamente com os meus filhos e companheira
- Procurar um equilíbrio entre eu e a companheira no dia a dia da família (e.g. logistica, filhos)
- realizar tarefas comuns de forma mindfulness (e.g. arrumar a cozinha, conduzir, brincar com os miudos)

Semanais
- P…

Aprendizagens da condição COVID19 I: infra-estruturas (redes)

'Arrumo' as diferentes condições que temos vivido no passado recente e que vamos viver no futuro, em dois tipos:

I. as que mantém as nossas infra-estruturas operacionais
II. as que não mantém as nossas infra-estruturas operacionais

Em cada um dos tipos temos duas variáveis:
- âmbito: e.g. local, nacional, europeu, global
- impacto: e.g. baixo, medio, elevado

Como exemplo, a condição COVID19 é do tipo I, assim como a greve dos motoristas de matérias perigosas, com âmbito global e nacional, respectivamente e ambas com impacto alto, como a COVID19 muito elevado pelos falecimentos e crise económica. O incêndio de Pedrogrão é do tipo II: ao nível local paralisou praticamente as infra-estruturas todas; ao nível nacional teve impacto na rede de comunicações de emergência. O impacto muito elevado pelos falecimentos e destruição das estruturas e economia locais.

No tipo I temos água, energia eléctrica, internet, estradas. gás, alimentação, saúde, educação entre outras.

No tipo II pode…