Avançar para o conteúdo principal

Pensamento XV

"Thanks to the material successes of the two industrial revolutions we are a crew [Buckminster Fuller's great phrase,`the crew of Spaceship Earth'] with rising expectations of high living standards. But we are increasingly aware that the wealth-generating machine may not be able to meet those expectations without doing unacceptable damage to Spaceship Earth, which, together with the free supply of energy from our sun, is the only given resource we have.

This triangle - of expectations, wealth generation, and protection of the planet - will have to be managed with great care at many different levels as we enter the 21st century if major disasters are to be avoided. Unfortunately, our current ideas on management are rather primitive and are probably not up to the task. They stem from the technologically oriented thinking of the 1960s, and they now need to be enlarged and enriched."

in Peter Checkland, Soft Systems Methodology: A Thirty Year Retrospective, John Wiley & Sons, 2000

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Aprendizagens da condição COVID19 II: escola e aprendizagem

É curioso observar que antes da situação COVID19, o Movimento de Educação Livre ou a Rede de Educação Viva eram periféricos ao sistema. Defendiam formas de fazer que eram completamente diferentes do seguidos pelo sistema. De repende, de um dia para o outro, o que era periferia tornou-se mainstream e o que esta no centro passou para a periferia: fomos todos para homeschooling. E tem estado a funcionar, uns melhores, outros piores, mas no geral, esta a funcionar. Há muito para aprender nos próximos anos, a medida que formos estudando o que se passou aqui, mas vimos todos que é possível modelos completamente diferente a aprendizagem e a educação. Fico curioso para saber como o modelo da Filândia funcionou neste contexto ? assim como as escolas da revolução em Barcelona ? ou das escolas no Brasil que seguiam o modelo âncora do José Pacheco ?

Os meus filhos seguem uma escola, que esta no eixo mais conservador (eixo que de um lado/metade tem os modelos de sala de aula e do outro/ metade te…

As minhas práticas

Várias pessoas a minha volta tem-me perguntado sobre as minhas práticas, diárias, semanais, mensais, para me manter integro, inteiro, autêntico. Aqui resumo as que tenho praticado:

Diárias (ou praticamente)
- Meditação (aprox. 1h)
- Journaling
- Dormir pelos menos 7 horas
- Beber 1 a 2 litros de água (procurando que seja o mais próximo possível de água de nascente)
- Alimentação consciente: vegan; 30% de crus; tentativamente biológica, local, de comércio justo; sem uso de açucar adicionado, alcool, café, sal refinado; com uso consciente de glutén, soja, sal e cereais integrais
- Jejum de 14 horas
- Andar o máximo que puder
- Leitura de 1 hora (ou visionamento de documentários e/ou filmes ou visita a exposições/ museus)
- Estar diariamente com os meus filhos e companheira
- Procurar um equilíbrio entre eu e a companheira no dia a dia da família (e.g. logistica, filhos)
- realizar tarefas comuns de forma mindfulness (e.g. arrumar a cozinha, conduzir, brincar com os miudos)

Semanais
- P…

Aprendizagens da condição COVID19 I: infra-estruturas (redes)

'Arrumo' as diferentes condições que temos vivido no passado recente e que vamos viver no futuro, em dois tipos:

I. as que mantém as nossas infra-estruturas operacionais
II. as que não mantém as nossas infra-estruturas operacionais

Em cada um dos tipos temos duas variáveis:
- âmbito: e.g. local, nacional, europeu, global
- impacto: e.g. baixo, medio, elevado

Como exemplo, a condição COVID19 é do tipo I, assim como a greve dos motoristas de matérias perigosas, com âmbito global e nacional, respectivamente e ambas com impacto alto, como a COVID19 muito elevado pelos falecimentos e crise económica. O incêndio de Pedrogrão é do tipo II: ao nível local paralisou praticamente as infra-estruturas todas; ao nível nacional teve impacto na rede de comunicações de emergência. O impacto muito elevado pelos falecimentos e destruição das estruturas e economia locais.

No tipo I temos água, energia eléctrica, internet, estradas. gás, alimentação, saúde, educação entre outras.

No tipo II pode…