As minhas práticas

Várias pessoas a minha volta tem-me perguntado sobre as minhas práticas, diárias, semanais, mensais, para me manter integro, inteiro, autêntico. Aqui resumo as que tenho praticado:

Diárias (ou praticamente)
- Meditação (aprox. 1h)
- Journaling
- Dormir pelos menos 7 horas
- Beber 1 a 2 litros de água (procurando que seja o mais próximo possível de água de nascente)
- Alimentação consciente: vegan; 30% de crus; tentativamente biológica, local, de comércio justo; sem uso de açucar adicionado, alcool, café, sal refinado; com uso consciente de glutén, soja, sal e cereais integrais
- Jejum de 14 horas
- Andar o máximo que puder
- Leitura de 1 hora (ou visionamento de documentários e/ou filmes ou visita a exposições/ museus)
- Estar diariamente com os meus filhos e companheira
- Procurar um equilíbrio entre eu e a companheira no dia a dia da família (e.g. logistica, filhos)
- realizar tarefas comuns de forma mindfulness (e.g. arrumar a cozinha, conduzir, brincar com os miudos)

Semanais
- Prática de yoga: 1 a 2 vezes por semana
- Caminhada na natureza, de preferência descalço: 1 a 2 vezes
- Estar com os meus pais (meu pai tem a doença de Alzheimer)
- Disponibilizar o meu saber para outros em dádivas que não esperam retorno ou retribuição (as vezes, sobre a forma de dinheiro)
- Ter tempo de qualidade com a companheira e filhos

Mensais
- Grupo/ circulo de homens
- Fazer algo de novo (e.g. cozinhar um novo prato, passear num novo local, viagem, ir a uma conferência que nunca iria, visitar um museu completamente fora de contexto)

Anuais
- Procurar um retiro de meditação anual de 10 dias e outros (1 ou 2) de menos duração
- Trabalho de sombra

Ocasionais
- Qi gong (gostava de tornar mais regular)
- Massagem
- Reflexologia
- Reiki
- Jejum mais perlongados/ limpezas (gostava de tornar mais regular)
- Dançar
- Desenhar (gostava de tornar mais regular)
- Música (e.g. cantar e/ou tocar instrumento) - a trabalhar para colocar no meu dia a dia


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cavitando a minha Cultura.

Celebrando 7 anos de aprendizagens no caminho da sociedade 4.0

Metáfora