Breves notas sobre propriedade (enciclopédia 4)


Inspirado pela Enciclopédia 1, 2 e 3 do Gonçalo M. Tavares, Breves notas sobre, respectivamente, Ciência, Medo e Ligações, escrevo estas breves notas sobre 'propriedade'.

....
Enciclopédia 4
Breves notas sobre propriedade


Meu, Minha

Meu marido. Meu filho. Meu almoço. Meu corpo. Meu desejo. Meu carro. Meu espírito. Meu trabalho. Meu dinheiro. Meu país. Meu saber.
Minha Mente. Minha mulher. Minha dor. Minha alegria. Minha felicidade. Minha auto-estima. Minha nacionalidade. Minha casa. Minha terra. Minha alma. Minha experiência. Minha família.

.........

Minha Família

Quem já passou por partilhas ?
Conhecia esta família ?
Irmão contra Irmão. Tio contra Sobrinho. Filho contra Mãe.

E para o que menos tem - de propriedade - um gato das botas.

..........

Economia I

Terra. Trabalho. Capital. Conhecimento.

..........

Terra I

Quem te nomeou dono ? Como te atribuiram senhor ?
(Ver filmes de Indios e Cowboys).

Como ganharam a posse da terra os contemporaneos Americanos ?

No mito que funda Portugal, o filho luta contra sua mãe. Para que ?

A posse da Terra tem sangue. Propriedade é um conceito construido com sangue.

Israel. Palestina. A lista é tão grande, quanta a dimensão da Terra.

..........

Trabalho I

Para além da formiga, quem trabalha ?
Certamente o burro, o boi. As pessoas. Como se 'faz' um boi ?
Com o amor de boi. Com o sangue da terra. Com o corpo da terra.

Pessoas são terra. Humus.
Trabalho é terra.

..........

Trabalho II

Houve um tempo que ser dono da terra, era ser dono das pessoas que viviam na terra. O trabalho (pessoas) e a terra eram geridos da mesma forma.

De que se tratou a guerra civil americana ? De um lado os que queriam continuar a ser donos dos seres humanos. Do outro os que achavam que já tinha sido suficiente.

(Como portugueses, conhecemos bem toda esta história, já que fomos actores principais.)

..........

Capital I

Que compras tu dinheiro ?
Petróleo. Ouro. Cobre. Carvão. Cimento. Areia. Sol. Água. Sementes. Cereais. Fruta. Legumes. 
Terra!

Trabalho, i.e., Pessoas.
Conhecimento, i.e., Pessoas.

..........

Capital II

Capital é terra.

..........

Capital III

Como te geres ?
Dou-te uma mão cheia de moedas. Devolves-me uma mão cheia de moedas mais umas quantas.

..........

Terra II

Toma este litro de gasoleo (petróleo). No final da tua viagem devolve-me 1 litro de petróleo mais qualquer coisinha.

Toma este bocado de terra. No final da tua utilização, devolve-me o bocado de terra mais qualquer coisinha.

..........

Trabalho III

Toma esta hora de trabalho e depois de a utilizares, devolves-me uma 1 hora de trabalho mais qualquer coisinha.

..........

Economia II

Como serias tu, Terra, se a terra e o trabalho fossem geridos como o capital ?
Em vez de um input que se consome - queima como o carvão - fosse um capital que se preserva e que tem juro ?

..........

Conhecimento I

O que, por se usar muitas vezes, tem mais valor. O que ganha valor, quanto mais se usa.

Conhece, quem sabe que conhece. 

..........

Conhecimento II 

Conhecimento é Pessoa.
Pessoa é terra.
Conhecimento é terra.

..........

Conhecimento III

Partilho o conhecimento - aberto se diz -  para que possas construir conhecimento. Co-conhecimento.

..........

Economia III

Como serias tu, Economia, se o capital fosse gerido como o conhecimento ? Co-capital ?
Quanto mais te uso mais vales. Se não te usar, deixas de valer.

..........

Economia IV

Terra. Terra. Terra. Terra.

..........

País

Terra com sangue. Diz quem é dono, senhor de quem.

..........

Propriedade I

Construção social que legitima a posse, à força, da terra.
A legitimação é social. Todos concordamos que a casa é tua; que a empresa é tua; que a fundação é tua; que o governo é teu; que é o teu país.

..........

Organização

Acção organizada de terra, trabalho, capital e conhecimento para um determinado fim ou propósito.

Quem é o proprietário ?

..........

Poder

O que tem a propriedade. A terra. Sobre a forma de terra, trabalho, capital e conhecimento.  

Terra, trabalho, capital e conhecimento formam um padrão, que se designa por país. 

..........

Política

Gestão do poder - dos que tem a propriedade: público e privado. 

..........

Democracia

Sistema de decisão política: público e privado.

..........

Trabalho IV

O trabalho na propriedade pública. Trabalho na propriedade privada.
Pessoa do tipo 'propriedade pública' que se segura com a insegurança da pessoa do tipo 'propriedade privada'.
Cidadão tipo 'propriedade pública'. Cidadão tipo 'propriedade privada'.

..........

Jovem

O que já chegou tarde à democracia - sistema de gestão sobre a atribuição da propriedade.

..........

Social

A acção humana que se organiza sobre as propriedades.

..........

Tipos de propriedade

Privada, a que não é pública. Beneficiam poucos. Todos assumem as consequências.
(se poluir o ar que passa no meu terreno, com a fábrica que lá instalei, para meu benefício, quem sofre ?)

Pública, a que não é privada. Beneficiam mais do que 'poucos'. Todos assumem as consequências.
(se a central nuclear do país vizinho der bronca, será que a fronteira evita os danos ?)

Seja uma pessoa ou uma instituição. Há ainda a colectiva ou social, a que sendo privada, envolve mais gente; tb outro tipo de gente; tem outro tipo de motivação (e.g. cooperativa, igreja). No final do dia, propriedade privada. Qual o poder da Igreja (instituição) Católica ?

..........

Terra I

O planeta em que os proprietários da terra fazem de conta que são Deuses no Olimpo.

..........

Propriedade II

O garoto Humano que se apropriou, indevidamente, de Gaia enquanto Saturno está de costas; e brinca aos Deuses, com sorriso maroto, dispondo da flora, fauna e diferentes ecosistemas.

..........

Propriedade III

O constructo que suporta os demais constructos. Omnipresente. Social. Economico. Político. Artistico. Científico. Antropológico. 

Como se muda um constructo ?

..........

Terra II

Como se muda o proprietário da Terra ?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cavitando a minha Cultura.

Celebrando 7 anos de aprendizagens no caminho da sociedade 4.0

MOVIMENTO manifesto * Janeiro de 2011