sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A minha escolha


Em Janeiro de 2009 reflectia sobre o cenário mundial e sentia que o 'cheiro' da guerra estava mais presente; uma vaga de fundo, criava/ desenvolvia as condições para esta situação (http://coisas-do-marco.blogspot.pt/2009/01/cheira-guerra-wwiii.html).

A saída para este contexto de guerra, sentia em Junho de 2011 e ainda sinto, é a revolução da inovação social (http://coisas-do-marco.blogspot.pt/2011/06/revolucao-controlada.html), uma que permita novas formas de organiza a acção dos individuos, comunidades, organizações. Tudo começa por uma evolução da consciência individual.

A Natural Rights Foundation (http://naturalrightsfoundation.org/) traça-nos um cenário de WWIII, ilustrando, na sua perspectiva, a vaga de fundo que vem definindo o contexto para esta guerra. Apena a evolução da consciência individual de cada um de nós e a resistência pacífica, ou desobediência civil das sociedades podem ser os antídotos (http://youtu.be/HP7L8bw5QF4). Vale a pena reflectir sobre o que esta ao alcance de cada um de nós...

Em Lisboa, começou um movimento de resistência civil que se espalhou pelo Mundo; seguiu-se Madrid e Espanha, Nova Iorque e Estados Unidos, Mundo Árabe, Grécia e no passado mês voltou a Portugal. O aperto financeiro da Europa continua, com Grécia, Portugal, Espanha, Chipre, ...

No desenvolvimento dos seres vivos há momentos decisivos em que pequenas variações podem ter grandes impactos, e.g. disso é privar uma cria de visão no momento em que se esta a estruturar toda a aparelhagem cognitiva da visão; ficará cega para sempre, ou seja, o sistema de visão não de desenvolve e não voltará a fazer. Sinto que estamos numa dessas fases no desenvolvimento de Gaia (o ser vivo que é a ecologia da Terra). Estamos a desenvolver, pela primeira vez, a capacidade de consciência colectiva (o que sabe uma comunidade ou sociedade de si ?) e a fase é determinante. Se conseguirmos ultrapassar esta fase de desenvolvimento, seremos capazes de co-construir novas sociedades com novos valores e novas formas de organização. Se 'continuarmos de olhos fechados' não vamos desenvolver esta capacidade e ficará atrofiada para sempre e a WWIII será inevitável.

É uma escolha individual. Eu já fiz a minha!

Sem comentários: