Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Outubro, 2011

abrir fundações de negócio das organizações públicas

Em 2008, promovi, no contexto da darwin, a abertura das "fundações de negócio" das organizações na esfera do estado: promover colaboração, inovação, transparência, confiança, novas soluções, ...
Julgo que o tema é mais relevante do que nunca, em que precisamos fazer muito, com muito pouco.
@ slideshare
Este tema está relacionado com o Programa de Acção Política ACREDITAR.

Gerações em décadas

Nas últimas semanas tenho reflectido sobre nós, os que vivem neste território lusitano, tenham ou não nascido aqui - se cá vivem partilham da responsabilidade. Para entender quem somos/ temos sido, é conveniente olharmos para as gerações por décadas de nascimento. Até há bem pouco tempo olhava para as gerações... não conseguia entender muita coisa; com as décadas, salta à vista várias considerações.
É uma análise macro, superficial; um esboço; como tal tem muito ruído, mas acho que se consegue perceber a silhueta.
Começemos...
Os que hoje tem 90, 80, 70 - regem-se por fortes princípios e valores; são de convicções; foram assim toda a vida: já aos 20 anos tinham as suas personalidades bem vincadas. Podemos ver estas coisas por em casa comer-se sempre às x horas, por ser domingo e temos que fazer qq... são humildes e de causas; veja-se duas figuras históricas, Salazar e Álvaro Cunhal; um para fazer frente ao outro tinha que ter fortes princípios, opostos mas com muita convicção; ambos fora…

Livros das férias

Este ano fui para férias com 3 livros:- um escolhi eu: ensaio "Portugal, Hoje o Medo de Existir do filósofo José Gil , 2004 - outro escolheu o meu amigo Gonçalo: "Economia Civil" dos professores de economia L. Bruni e S. Zamagni, 2004 - o terceiro escolheu o meu amigo Claudian: "Freedom from the know", Jiddu Krishnamurti, 1975
Que leituras! Vim diferente das minhas férias!
Tudo se liga, o macro - o mundo - o meso - a comunidade onde moro - e o micro - eu! É caso para dizer que a escolha já não é aleatória, já é resultado do processo de serendipidade (http://pt.wikipedia.org/wiki/Serendipidade, http://en.wikipedia.org/wiki/Serendipity)
Obrigado amigos!