Breves notas sobre emprego (enciclopédia 5)

Inspirado pela Enciclopédia 1, 2 e 3 do Gonçalo M. Tavares, Breves notas sobre, respectivamente, Ciência, Medo e Ligações, escrevo estas breves notas sobre 'emprego', depois de ter feito sobre a propriedade (enciclopédia 4).

Enciclopédia 5
Breves notas sobre emprego


Emprego
É criado por alguém ou por algo. Termina quando alguém ou algo decide.
É um título de propriedade: procuro empregado para este meu emprego, que meu empregado será - uma mercadoria. Cedência da liberdade.
Em troca, 10 moedas de ouro. O valor social do emprego. O valor que é socialmente aceite.


Proprietário
O emprego tem dono; ele cria o emprego e depois dá alguém. O outro recebe o emprego e usa-o.
O emprego é uma propriedade. Quando tenho um emprego, tenho um dono. Sou sua propriedade: o 'meu' empregado. Ele pode acabar com o emprego.


Propriedade
Em Prego. Ter emprego é ter um prego (um ou mais). Antes fosse uma libertação. Quem prega o prego ? O dono do emprego ? O que recebe o emprego ? O que só pode aceitar o emprego. Não o cria. Não o acaba. Ter emprego, é ser empregado de alguém ou de algo.


Desemprego
Des Emprego. Reforço o estar em Prego. É o estado após o emprego. Se escolhi ter emprego, escolho também ser desempregado. E fico mais pregado ainda. Pregado ao que fui e ao que fiz para o dono do emprego. Pregado pelo estilo de vida que o dono do emprego me proporcionou, pelo sal que me concedeu. Pregado nos meus hábitos. Pregado nas minhas histórias. No meu pensamento e nas minhas emoções.


Valor
O que é digno de emprego. O que é socialmente aceite como merecedor de sal.

Tem valor uma pesquisa no Google. Tem valor um carro de plástico, brinquedo chinês. Tem valor uma maça com químicos. Um garrafa de água, que pode ser devolvida, a garrafa de plástico, ao mar. Tem valor o petróleo que se queima. A corrupção. A droga.

Não tem valor o criar um filho. Não tem valor o cuidar do pai idoso ou doente. Não tem valor a limpeza da floresta. A bondade. O amor.


Economia
O que gera valor.
O que atribui o valor ao emprego.
O que atribui o emprego.
A gestão da propriedade.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cavitando a minha Cultura.

Celebrando 7 anos de aprendizagens no caminho da sociedade 4.0

MOVIMENTO manifesto * Janeiro de 2011