Transformando o G (de EGO para ECO) a partir do Otto Scharmer

Li a poucos dias o novo livro do Otto Scharmer (http://www.ottoscharmer.com/): Leading from the Emerging Future: From Ego-System to Eco-System Economies.

É uma leitura que recomendo: (i) É uma boa forma de entrar na Teoria U, para quem não a conhece ainda. (ii) É uma excelente síntese das perplexidades do tempo presente. (iii) Apresenta um modelo simples que ajuda na comunicação e na partilha de modelos mentais (matriz da evolução económica). iv) Identifica as principais áreas/ sistemas/ conceitos/ sectores que temos que fazer evoluir para uma forma 'ECO'. (v) Lança pontos de reflexão sobre o que pode ser o nível ECO (4.0). (vi) E mostra, com exemplos, como podemos começar, hoje, a co-criar o nosso futuro colectivo.

Perplexidades
- Ecologica, rendimentos, financeira, tecnológica, liderança, consumo, governação, propriedade

Onde temos que evoluir:
- Educação, saúde, estados/ governos, bancos, NGO's, empresas, ...
- Propriedade, dinheiro, emprego, liderança, organização, ...
- Pessoas, comunidades, organizações, ...

Uma leitura fundamental para todos os que trabalham todos os dias para co-criar o nosso futuro colectivo, em particular para os empreendedores sociais. Poderá esta ser a nossa linguagem comum ?

Sugiro a leitura do 'resumo' pelo próprio 10 insights on the Ego-2-Eco Economy Revolution

Comentários

Tiago Bernardo disse…
Marco,

Como sabes, sempre fui muito atento e gosto de ir acompanhando (um pouco à distância) o que vais dizendo e no que vais trabalhando.

Umas das várias coisas que tenho pena em não partilhar conversas contigo, são as recomendações de boa literatura que sempre fazias.

Acho que seria bastante interessante ires partilhando aqui ou noutro qualquer espaço das redes sociais aquilo que vais lendo. Seria, seguramente, um ponto de recomendação bastante valioso.

Abraço!
Tiago Bernardo
Marco de Abreu disse…
Tiago, grato pelas tuas palavras; vou procurar fazer; ao presente estou a ler 'O Mundo até ontem' Jared Diamond, Circulo de Leitores (O que podemos aprender com as sociedades tradicionais?)

Mensagens populares deste blogue

Cavitando a minha Cultura.

Celebrando 7 anos de aprendizagens no caminho da sociedade 4.0

Metáfora